top of page
  • Foto do escritorTHAYSA FERREIRA DE ALMEIDA

Gibi é coisa de criança!

No dia das crianças, podemos afirmar: quadrinho é para criança.
Histórias em quadrinhos são para crianças, também para adolescentes, adultos, idosos ...
Sabemos que existem estilos de publicações para todos os públicos e idade. Mas, por um tempo, foi comum a ideia de que HQ era um tipo de leitura exclusiva para crianças e que adultos liam “livros".
Apesar de algumas pessoas ainda acreditarem nisso, muito mudou.
De qualquer forma, precisamos admitir que grande parte da produção de quadrinhos busca o público infantil. Percebam que mesmo materiais juvenis ou adultos, como gibis de ação e ficção científica, acabam ganhando versões infantis e com seus sucessos, surgem brinquedos, materiais escolares, roupas, doces e tantos outros produtos estampados com os personagens (infantis ou não).
Do ponto de vista da leitura, e de toda aprendizagem trazida por ela, posso afirmar que HQs feitas para o público infantil são muito importantes! Ler quadrinhos faz parte de um grupo de ações que formam novos leitores e novas leitoras.
E se antes já era muito difícil produzir material que agradasse todas as crianças, imagine agora, com tantos outros atrativos midiáticos e eletrônicos? Não é fácil mesmo!
Um material atrativo deve pensar como as crianças, respeitando seu desenvolvimento e sua capacidade de aprender. O autor deve compreender que crianças possuem uma capacidade incrível de raciocínio e de construção imaginativa.
Você se lembra, quando criança, de pegar algum material indicado pra sua idade e pensar: “que coisa boba! Deve ser para as crianças menores! ” Mas a idade indicativa estava lá. Então, alguém errou!
É comum que haja uma dificuldade de classificação de materiais. Com isso, o gibi infantil passa o ser indicado de maneira generalista para crianças “de 5 a 12 anos”!
Já parou pra pensar no universo de mudanças que ocorrem nesse intervalo?
Se busca materiais interessantes para auxiliar o aprendizado dos pequenos, busque a classificação etária, mas não se atenha somente a ela. Antes, leia e avalie se o material é adequado para o que deseja.
Continue incentivando crianças a lerem gibis e pode ter certeza que isso contribuirá muito para todo o processo de educação delas! Eu garanto!
6 visualizações0 comentário
bottom of page