top of page
  • Foto do escritorFábio Paiva

Dia do Quadrinho Nacional em Pernambuco

Desde 1984 comemora-se no Brasil, em 30 de janeiro, o Dia do Quadrinho Nacional, como homenagem àquela que é considerada a primeira HQ brasileira, As Aventuras de Nhô Quim, de Angelo Agostini, publicada em 1869, na revista Vida Fluminense.


Para celebrar esta data, o grupo de quadrinistas independentes Feirantes de Quadrinhos, em parceria com o Sesc Santo Amaro, promoverá um dia inteiro de atividades, envolvendo grafitagem, oficina de HQs, roda de conversa e o lançamento da primeira gibiteca desta instituição, que no decorrer do ano promoverá várias ações de formação para os amantes das HQs.

O evento começará às 9h da manhã, na Biblioteca Gilberto Freyre, situada na unidade de Santo Amaro do SESC/PE, com a presença do grafiteiro e ilustrador Léo Gospel, caracterizando, com seu traço em grafite, o ambiente que receberá a gibiteca.


À tarde, das 15h às 17h, o roteirista e pesquisador Bruno Alves e o ilustrador e quadrinista Luciano Félix oferecerão uma Oficina de Histórias em Quadrinhos, com ênfase para as narrativas sequenciais e os elementos básicos desta linguagem.



Na sequência, às 17h, acontecerá uma Roda de conversa sobre a situação atual dos quadrinhos nacionais, perspectivas editorais e de mercado, com a participação de Roberto Beltrão, jornalista, quadrinista e fundador do Recife Assombrado; Bennê Oliveira, ilustradora e quadrinista indígena em contexto urbano, e Paulo Floro, jornalista, professor universitário e um dos editores da revista Plaf. A mediação desta conversa fica a cargo do escritor e roteirista Eron Villar.

Para encerrar as comemorações, às 18h30, será feita a doação de um acervo inicial de 100 exemplares, com obras dos próprios artistas e algumas instituições parceiras, como a CEPE Editora e a Banca Guararapes HQ.


O evento foi idealizado e gestado numa parceria entre os Feirantes de Quadrinhos, Samantha Lima, professora de Artes II Literatura (Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira) e Márcia Rodrigues, analista da biblioteca Gilberto Freyre, ambas do SESC/PE, com o apoio do Educação e Quadrinhos, do professor Fábio Paiva. A iniciativa pretende ser o primeiro passo para a criação de uma rede de gibitecas a serem instaladas em todo o estado de Pernambuco.


SERVIÇO:

Dia 30 de janeiro de 2023

Local: Biblioteca Gilberto Freyre – SESC SANTO AMARO Praça Campo Santo SN, Santo Amaro

09h - AMBIENTAÇÃO DO ESPAÇO – PINTURA EM GRAFITE (Léo Gospel) 15h – Oficina de HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (Bruno Alves e Luciano Félix) 17h – Roda de Conversa sobre HQ nacional (Roberto Beltrão, Bennê Oliveira e Paulo Floro, mediação Eron Villar)

18:30h – Coffee break

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page